Guia de tecidos para as suas roupas

29 abr

Neste post, uma breve exposição de alguns dos mais populares tecidos para confeccionar suas roupas. Aqui separamos por estações: apenas para organizar melhor, pois sabemos que é perfeitamente possível usar alguns tecidos o ano todo. 

Para aprender de verdade a comprar tecidos só há uma alternativa: começar a comprá-los. Esta é uma apresentação dos mesmos; ocorre que a mulher vai ficando experiente no assunto, e já começa a perceber quando um tecido é de boa ou má qualidade! Há diferença também de acordo com o fabricante e a composição. Nenhum glossário pode dar conta com eficiência completa.

Os nomes dos tecidos às vezes podem nos confundir um pouco… por exemplo, o tricoline. Existem muitos tipos de tricoline: 100% algodão, misto [60 ou 70 % algodão e 30% de poliéster, mais indicado para toalhas de mesa, por exemplo, pois é mais rústico], com elastano [97% algodão e 3% de lycra], e outros… para roupas geralmente se usa o 100% algodão ou com lycra.

Conhecendo as lojas de tecido da sua cidade é possível aprender algumas coisas… toque os tecidos, sinta a textura, observe a descrição da etiqueta. Aqui em Salvador as lojas ficam concentradas no Centro… eu vou mapeando onde encontrar determinados tipos de tecidos – já não se encontra tudo em uma loja. Eu também já tenho minhas preferências: prefiro tricoline de tal loja, pois o fabricante é melhor [a composição, no entanto, é a mesma]. 

Não é tão difícil… é que há muitos, muitos tipos de tecidos! Quando se acostumar você achará tão incrível, que visitar lojas de tecidos de outras cidades será uma atração à parte nas viagens, como levar um pequeno tesouro. Agora, vamos aos tecidos!

Primavera-Verão

Crepe

Há vários tipos de crepe: o comum crepe chiffon, de seda, crepe georgette… estes últimos são mais fáceis de serem encontrados em lojas de tecidos finos. Todos são bons para vestidos, por exemplo, e blusas… porque são soltinhos, fluidos, não precisam passar [daí a praticidade]. Como é um tecido leve, pode ser usado para fazer blusas de mangas longas [como nos modelos abaixo], pois enfrenta melhor o calor do que se fossem feitas de algodão.


Chiffon

O Chiffon é um tecido fluido, muito usado em vestidos de festa.

Ele é meio transparente, por isso é importante usar combinação ou forro por baixo. É excelente para fazer roupas com camadas, pois ele não tem muito volume… as camadas caem e tem aquele efeito levinho… muito delicado. Claro, há vários tipos de chiffon… chiffon de seda, por exemplo. Mas as características são parecidas.

Renda e Organza

A renda não necessita de explicações… é muito conhecida. É possível criar peças interessantes e românticas com os dois tecidos – mas é preciso tomar cuidado absoluto com a transparência. A transparência pode ser muito sensual: portanto, é preciso de forro para proteger o que deve estar coberto. De nada adianta usar uma blusa de organza de mangas longas e uma camisetinha de alça por dentro… ´

Para quem não conhece a organza é o tecido da foto abaixo, que como podem ver, é realmente transparente… é um tecido para dar em efeito interessante numa blusa ou vestido modesto, como uma capa… pensem nisso quando forem fazer suas roupas!

Laise e Cambraia

Laise [ou Lese] e Cambraia são tecidos de algodão, que tradicionalmente são encontrados em versões bordadas nas lojas. Por causa dos “furinhos”, pedem uma blusa por baixo, ou forro. São muito femininos e delicados, ficando também excelente para roupinhas de criança!

Musselina ou Musseline

Outro tecido bastante usado nas estações quentes, por ser bem levinho… é meio transparente – ou seja, tem de ter o forro.

Linho e Lã Fria

O linho é um tecido muito versátil, e eu acho que combina igualmente bem como o outono-inverno – se na sua cidade não for realmente muito frio. A lã fria é uma lã tropical, excelentes para conjuntos de saia e blazer a serem usados no verão.

 

Outono-Inverno

Tweed

O tweed é um tecido muito sofisticado – é uma lã grossa  que esquenta bem. Fica melhor em conjuntos e blazers, embora seja possível fazer alguns modelos de vestido com ele (apenas, por causa da rigidez, é preciso observar bem o caimento).

Lã, Tricô e Crochet

São boas opções para casacos, cardigãs e variantes… a lã é clássica e pode proporcionar conjuntos e vestidos elegantes. Já o tricô e o crochet precisam de cuidado e forro, na maioria das vezes, se for fazer saias ou vestidos. Como boleros e casaquetos, as peças de crochet e tricô podem ser furadas, se usadas por cima de peças modestas.

Gabarine

O gabardine é um tecido muito versátil, que pode ser encontrado de algodão ou de fio sintético [poliéster], e também com lycra. É muito utilizado para fazer casacos, sobretudos e conjuntos.

Jacquard e Brocado

Tecidos nobres, com certo brilho nas estampas e um pouco de relevo. Os dois são bem parecidos. Você pode fazer saias, vestidos, casacos… também esquenta bem, e é ideal para a noite.

 

Ao longo da semana, você também pode ver, através das indicações para as peças, muitos outros tipos de tecidos! E há tantos mais… as lojas oferecem muitas variedades – muitas vezes de acordo com a época. Isto e, é muito mais fácil achar os tecidos de frio agora que o outono chegou.

Aproveite a ida às lojas para ir se familiarizando com eles… espero que tenham gostado.

Salve Maria!

About these ads

32 Respostas to “Guia de tecidos para as suas roupas”

  1. Cynthia 30 de abril de 2011 at 9:16 PM #

    Lu do céu, vc é um verdadeiro anjo!!!!! Esse post era tudo que eu queria (e precisava)….

    ps: Já peguei o num de algumas costureiras, segunda, já começo a sondar p escolher alguma =D

    • lucianalachance 1 de maio de 2011 at 9:01 AM #

      Que bom, Cy! Espero que você encontre uma boa, logo de primeira! Beijoss

  2. Marisa 1 de maio de 2011 at 11:55 AM #

    Oi,Luciana,
    Vc colocou no seu post cambraia e laise juntas, mas escreveu q ambas são bordadas. A cambraia não é bordada, é um tecido 1005 algodão que, dependendo do número de fios, é mais ou menos maleável… ótima pra camisolas e roupas de crianças: os famosos “conjuntinhos de pagão” e os mandriões de recém-nascidos são feitos de cambraia.
    bjs

    • lucianalachance 1 de maio de 2011 at 12:43 PM #

      Oi Marisa,
      a cambraia de fato pode ser encontrada lisa, mas também pode ser encontrada bordada: aqui em Salvador pelo menos há muitas opções! Mas eu vou deixar isso mais claro no texto, obrigada! =*

  3. Eloisa Maura 20 de dezembro de 2011 at 10:46 PM #

    ótimo blog…
    parabéns!

  4. Mariana Xavier 28 de março de 2012 at 3:11 PM #

    Adorei o post, tenho 2 casamentos para ir e eu mesma farei o meu vestido. Não sabia ao certo o tecido que usar, pois os casamentos são em junho e setembro, epocas bem frias por aqui – SP -, agora esclareceu bem.

    Otimo post, esta de Parabens!

  5. Elaine Paixao 29 de março de 2012 at 12:42 AM #

    luciana, eu amei seu blog, como comecei a costurar tem pouco tempo me ajudou muito a conhecer os nomes dos tecidos, muito obrigado mesmo, por ter esta ideia….

  6. Mare 22 de maio de 2012 at 11:27 PM #

    Amei seu blog! Também sou devota de Sta. Terezinha do Menino Jesus :) Obrigada pelas informações, beijos

  7. Thuane 4 de junho de 2012 at 3:03 PM #

    Oii Luciana, adorei seu blog! Só que ainda estou com dúvida em relação ao forro do vestido.. Minha costureira está fazendo um vestido para meu noivado, ele é bege com o pano bem soltinho e transparente e o forro que ela colocou deixou o vestido muito transparente. Que pano você indica para ela utilizar no forro, afim de acabar com a transparência?

    • lucianalachance 12 de junho de 2012 at 11:46 AM #

      Oi, depende muito do tipo de tecido, pois usar o forro errado pode tirar o balanço.;… ás vezes um tipo musseline serve, mas vai depender da cor do mesmo: geralmente um bege escuro não deixa transparente, mas vale a pena testar antes.

  8. daniela 13 de junho de 2012 at 11:07 AM #

    gostaria de saber de um tecido pra fazer sobretudo pra minha menina de 1 ano e meio.
    eu amo sobretudos infantis mas não estou encontrando aqui na cidade onde moro

    • lucianalachance 31 de julho de 2012 at 12:05 PM #

      olá,
      gabardine costuma cair bem, assim como lã flanelada, crepe de lã…

  9. karen 25 de junho de 2012 at 9:52 PM #

    quero fazer um vestido de chiffon e musseline o que vocês acham

  10. Fernanda 14 de agosto de 2012 at 2:24 PM #

    Muito obrigada pelas dicas. Salvou a minha vida. Quero mandar fazer blusas de botão e manga 3/4 para trabalhar, mas não sabia qual tecido comprar. Muito Obrigada!

  11. Philipe Santos 30 de agosto de 2012 at 12:13 AM #

    (;;;;;;;;;;

  12. Aline 30 de agosto de 2012 at 10:43 AM #

    Adorei as dicas, estou começando então foi muito bom encontrar vc!!! Obrigada mesmo!!!!bjs

  13. daniely 22 de setembro de 2012 at 1:07 PM #

    Ola bom dia quero fazer um vestido de cetim elastico com chiffon e quero saber se precisa de foro no cetim,espero resposta por email

  14. Drica Luk 4 de outubro de 2012 at 6:12 PM #

    adorei as suas dicas……vou agora mesmo compra tecidos para minha coleção…

  15. LUCIANA DA FONSECA COSTA 22 de outubro de 2012 at 6:14 PM #

    socorro,tenho 1,55m e 50kg, preciso de um vestido par ir a uma confraternização, não sei q tipo de tecido comprar e q modelo fazer, uma vez q tenho seios um pouco grande. (lu)

  16. Marla Macedo BArra 18 de novembro de 2012 at 7:12 PM #

    tecidos que tenham caimento e não precisem de forro

  17. Caroline souza 3 de dezembro de 2012 at 3:25 AM #

    Oi precisava de ajuda tenho que comprar um vestido até sabado com pano leve para dançar tem algum tecido q possa me indicar ??

  18. Karina 20 de dezembro de 2012 at 9:38 PM #

    Olá, preciso da dica de alguns tecidos com elastano que sejam um pouco firme, que dê caimento e fique assentado, assim como a sarja com elastano. É para fazer um bolero.
    Obrigada!

  19. elsa 31 de janeiro de 2013 at 10:05 PM #

    Oi Luciane, gostaria de saber que tipo de forro devo usar para o tecido chifon, no meu caso, é um estampado, quero fazer um vestido longo, só nao sei qual o material mais apropriado pro forro. Aguardo resposta ,grata.

  20. Byanca Melo 13 de fevereiro de 2013 at 2:36 PM #

    Muito bom, seu blog arrasa, era tudo que eu precisava saber sobre tecidos… ótimo!!

  21. Taynara Machado 17 de fevereiro de 2013 at 4:38 PM #

    Oi! Meu casamento vai ter damas de honra e todas vão usar a mesma cor de vestido e tem que ser o mesmo tecido..cada uma vai escolher o modelo. Porém não sei qual o tecido mais indicado e não entendo de tecidos. :/
    Qual você sugere? Vai ser rosa pink, vestido até o joelho, casamento vai ser de dia. Dia 4 de maio.
    Obrigada!

  22. Risa 18 de fevereiro de 2013 at 5:17 PM #

    Gostei muito de sua materia! So fiquei um pouquinho frustrada por nao conter a descricao da ” seda” , meu tecido favorito e suas variacoes: cetim de seda, tafeta de seda pura, ..Acho q por influencia de minha avo q nunca usou calca comprida na vida, so vestido…aprendeu a costurar sozinha sem nenhum metodo, so fazia medir com a fita metrica e pronto! Fazia um primor de croche tb, era ” prendada”, nasceu em 1894! Nessa epoca toda mulher sabia fazer suas coisas.Tudo era feito em casa! Puxei pra ela! Ja fiz roupa de ” orelhada” e como nao sabia usar a maquina, costurei tudo a mao em pontos bem fininhos – alta costura!!! Kkkkkkkkk . SALVE MARIA !

  23. tamar borges 28 de fevereiro de 2013 at 10:26 PM #

    Muito boa idéia, que bom que as mulheres voltasem a esse recato, eu gosto de roupas assim e uso. Parabéns!

  24. nathalia hodge 13 de março de 2013 at 12:49 PM #

    Ola, Alguem já comprou tecido nesse site: http://www.rexfabrics.com ? Acabei de ver que eles vendem para o Brasil mas tenho um pouco de medo de comprar. Preciso de uma renda para um vestido de dama e eles tem umas maravilhosas.

  25. Patrícia 16 de maio de 2013 at 3:46 PM #

    Oi Lu, serei madrinha de um casamento em dezembro e gostaria de eu mesma fazer o meu vestido, porém, será a minha primeira peça e como ainda não conheço os tecidos, olhei somente pelos sites que encontrei e gostei muito do tecido crepe de amsterdã, o meu vestido é longo com um laço virado para traz na cintura… então gostaria de saber se vc conhece esse tecido e se ficaria bom para o modelo, época e ocasião ..
    E a propósito, ameeei o post :) parabéns!

  26. josiane 24 de maio de 2013 at 7:16 PM #

    oi preciso de ajuda !que tecido devo fazer um vestido de inverno para um casamento de dia?me ajuda por favor e a cor também obrigado.josi

  27. ana lima 27 de maio de 2013 at 9:31 PM #

    nossaaa que beleza de guia,parabéns!obrigado pela a ajuda!

  28. neyrik 9 de agosto de 2013 at 7:20 PM #

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.464 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: