A moda nos anos 40: principais traços e características

28 jun

Salve Maria!

Se você está particularmente interessada em copiar os modelos dos anos 40, talvez queira saber quais as características e traços marcantes desta década! Neste post, selecionei alguns modelos para fazer breves comentários: é uma oportunidade também de expandir nosso conhecimento sobre o período, levando em consideração a proposta de modéstia!

Corte militar: característica da moda desde o final dos anos 30, o estilo militar acompanhou boa parte das roupas da década de 40. As ombreiras eram obrigatórias e contribuíam para dar a impressão de uma cintura mais fina. As roupas também procuravam afinar os quadris.

Sobriedade: é preciso lembrar que o período da guerra – com tantas pessoas morrendo no campo de batalha, e com uma grande restrição de recursos – pedia um visual mais sóbrio. Os tecidos sofreram muitas restrições na época, e era muito difícil encontrar certos tipos…por isso, havia muitas técnicas para re-aproveitar as roupas, passando produtos que tentavam melhorar seu aspecto. Isto, é claro, não impediu um certo ar de “roupa surrada” que acompanhou a primeira metade da década.

Xadrez: como era relativamente fácil encontrar esta padronagem na época, ela pode ser encontrada em diversos vestidos e conjuntos. Se for copiar para você, escolha as estampas menores, e naõ muito coloridas, para não ficar com cara de vestido de São João.

Comprimento: os vestidos e saias dos anos 40 terminavam logo abaixo dos joelhos, não os revelando por um triz. Isto até irá gerar, com o lançamento do New Look, em 1947, algumas manifestações contrárias ao novo comprimento [geralmente nas canelas] de Dior. Falaremos disto esta semana. O comprimento dos anos 40 deixa a desejar, pois não é sequer o mínimo que se recomenda para a modéstia, que seria 1 palmo abaixo dos joelhos.

Conjuntos: conjuntos de blazer e saia evasê com prega macho são marca da década. São muito atuais – mas se você tem ombros largos [como eu] dispense as ombreiras. Os conjuntos podiam ser da mesma padronagem ou não [como na foto]. Conjuntos eram bastante populares no período da guerra, pois era possível misturar as peças e criar novas combinações.

Jeito de camponesa: peças com sianinha eram populares. Musicais da década ajudaram a difundir vestidos simples, que podem ser facilmente copiados por você. Na foto, conjunto e vestido ajustado. O Conjunto traz um blazer que fecha de maneira peculiar: bastante típico da época. O vestido deve ter o decote em V suprimido.

A saia reta foi bastante usada na época, embora não fosse o modelo mais popular. As mulheres também usavam muito pregas, corte evasê… mas ela apareceu sobretudo nos conjuntos, sob pretexto da escassez de tecidos.

Acima, vestido em padronagem e corte típicos da época! Saia um pouco aberta, ombros largos e mangas curtas.

Espero que tenham gostado!

Mas ainda tem muito mais desta década!

Paz!

About these ads

7 Respostas para “A moda nos anos 40: principais traços e características”

  1. Ana Maria Nunes 28 de junho de 2011 às 4:03 PM #

    Quero um vestido xadrez e um de bolinha.

    O sapato da quarta foto é oxford, foi febre ano passado e está sendo esse ano no mundo da ‘moda’. N gosto, imagine um 40/41 que horror ficaria no meu pé? kkkkkk

  2. Maria 30 de junho de 2011 às 11:25 AM #

    Aiiiiii, estou fascinada pela moda dos anos 40!!! ´
    Sempre gostei das cousas mais antigas, como decoração, móveis, e as roupas então…
    Adorei aquele “conjuntos de blazer e saia evasê com prega macho” Queria um pra mim!!! *__*

    Salve Maria Santíssima!!

    • lucianalachance 30 de junho de 2011 às 11:44 AM #

      Salve Maria,
      que bom que está gostando… ainda tem mais! Fica com Deus!

  3. Vivian Varandas Cardoso 8 de dezembro de 2011 às 2:29 PM #

    Vou participar de uma festa dos anos 40 e aqui achei tudo o que precisava… gostei muito do conjunto de saia azul com prega macho e blazer xadrez marinho com vermelho e tb do vestido preto com bolero… muito obrigada por compartilhar!

  4. Francisco Gabriel Costa de Matos 15 de julho de 2012 às 1:18 PM #

    Olá luciana ,encontrei oseu blog em uma pesquisa sobre a década de 40 e suas influências e simplesmente amei tudo isso que encontrei exatamente ai.Parabens pelo seu maravilhoso trabalho, muito paz e graça para você e sua família vindas do trono daquela que por unanimidade foi e é eleita bendita entre as mulheres !Um forte abraço.

  5. Miguel 17 de janeiro de 2013 às 8:57 PM #

    Estou escrevendo um conto que possui indumentária retro futurista e o seu blog me foi muito útil. Obrigado. Mas o que eu gostei mesmo foi de encontrar a devoção à nossa amada mãezinha. Deu lhe abençoe e Nossa Senhora a proteja.

  6. Carol 4 de julho de 2013 às 7:13 PM #

    Queria saber se usavam sapatilhas de invernada pois tenho que fazer um trabalho????

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.397 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: