Semana 50’s! Vestidos em Teus Vestidos

Começamos a nossa semana especial sobre a moda – modesta – nos anos 50! Nossa enquete revelou a preferência das católicas por esta década . Nesta breve apresentação iremos pontuar algumas das características da moda neste período.

Como o blog é Teus Vestidos, o que acha de introduzirmos a década falando deles – os famosos vestidos dos anos 50, com suas cores e volumes tão marcantes? Através desta singela galeria, podemos fazer uma abertura para a nossa semana, que se inicia nesta noite do dia 13 de dezembro e vai até a sexta-feira, com muitos posts e dicas de roupas para você que deseja inspiração vintage.

Obviamente, não estamos propondo que as mulheres se vistam de forma anacrônica, e não podemos igualmente ignorar o fato de que muitas modas imorais e coqueluches fizeram parte desta década. Basta lembrarmos do biquini! Destacaremos estes fatos relevantes, mas desejamos sobretudo sugerir o que houve de saudável nesta época, o que é digno de admiração e também o que pode contribuir para a nossa visão da modéstia católica. Percebendo as mudanças das diversas épocas, podemos fazer melhores escolhas no mundo em que vivemos!

É inegável, porém, que os anos 50 estão “na moda”. As celebridades passaram o ano desfilando em modelos femininos e quase conservadores, como se todas tivessem entrado num túnel do tempo e fossem contemporâneas de Donna Reed. Sobre este retorno aos anos 50, aguardem os próximos posts.

Os vestidos dos anos 50 dispensam maiores apresentações! Mas vamos a eles – pois tenho certeza de que esta década foi a vencedora devido a beleza de seus vestidos!

Feminilidade.

Impossível gostar dos anos 50 e igualmente não gostar destes vestidos! Que mulher não desejaria usar um belo vestido rodado como este? Na verdade, esta saia rodada é uma marca da década, que após a austeridade dos anos 40 – lembremos das guerras mundiais – propôs um estilo mais feminino e luxuoso. Foi lançado em 1947 por Christian Dior como “New Look”. *

As cores dos vestidos são uma atração à parte: são fortes e meigas ao mesmo tempo, e vamos encontrar muitos estampados e bolinhas nesta década. Por debaixo desta saia tão volumosa podiam estar 3 ou mais saias – as anáguas. A década, portanto, resgatou o volume generoso que havia sumido dos vestidos desde 1910.

Os acessórios eram rigorosamente combinados! Sapatos, cinto, luvas, bolsa, maquiagem… tudo sempre nas mesmas cores e tonalidade, de modo a formar este visual marcante. Neste modelo de vestido, as mangas são longas, mas era bastante comum que os vestidos não tivessem nenhuma manga. O comprimento, porém, era sempre na canela – cerca de 20 cm abaixo dos joelhos. Nem mais e dificilmente menos. Era muito raro que as mulheres usassem vestidos que iam até os pés, assim como só usariam acima do joelho com o advento da mini-saia nos anos 60.

Um modelo bastante comum era o vestido de alças com um bolero. O bolero era de vários tipos: uma blusinha que era vestida por cima (como as camisetas normais); um modelo que amarrava na frente; outro nas costas; modelos de boleros presos por uma corrente ou laço. Muitas moças usaram este modelo para saírem comportadas na frente de suas famílias, e usar um decote revelador nos inúmeros e nocivos bailes que povoaram esta época. Um terrível e imoral costume – o que resultou na dispensa total do bolero nas modas posteriores.

A cintura bem marcada e a transparência estavam presentes nos vestidos (lembremos do vestido de casamento de Grace Kelly: uma cintura marcada semelhante a da foto e transparência na parte do busto). Tecidos transparentes não são modestos e necessitam de forro.

Temas românticos nos visuais da época: muitos detalhes, laços, amarrações, guarda-sol… Parece que estamos em 1880! O tom deste azul (alguém dirá: verde!) é bastante delicado… a saia está bem armada desta vez, mas nem só de saias armadas viveram os vestidos dos anos 50.

Estes são modelos mais enxutos e são os que com mais facilidade podem ser copiados para a nossa época. O salto foi outra marca dos anos 50, e os calçados eram bem coloridos (como quase tudo!).

Como pode ver, estas imagens são muito reveladoras da época e já nos fornecem um bom imaginário do que iremos ver nesta Semana Especial dos Anos 50 no blog Teus Vestidos!

Gostou destes vestidos? Amanhã tem mais, muito mais sobre a década que vocês escolheram!

Salve Maria!



 

 


Anúncios

14 comentários sobre “Semana 50’s! Vestidos em Teus Vestidos

  1. Uau. Amei , amei, amei, amei! Esse modelo de vestido clássico dos anos 50 é meu modelo de vestido preferido!!!!!!

    O primeiro da moça com o gatinho e o terceiro, azul com branco, entraram na minha pasta. Esse azul, aliás, foi lá para o topo da lista de prioridades, quando for fazer minhas roupas.

    Beigada Lu!

  2. Salve Maria!
    Luciana, realmente tem muita imodéstia nos modelos da década de 50, eu fui uma que votou nesa época, mas o que me chama atenção nos modelos são as saias rodadas abaixo dos joelhos, os sapatos e os assessórios ^^

  3. Aí… tá certo são lindinhos, mas são lindinhos com estas cinturinhas… ai meu Deus!

    E francamente eu pessoalmente não conheço ninguém com estas cinturas! hehehehehehe…

    1. Salve Maria!
      A impressão que dá é que elas todas têm uma super cintura, não é mesmo? Mas comparada com as modelos atuais, estas são cheinhas! Na verdade, não é preciso ser magra para usar a cintura marcada; e hoje em dia, se quisermos usar uma inspiração semelhante, temos de diminuir o volume das saias, o que já ajuda!
      Volte esta semana, que tem muito mais!

  4. Salve Maria!

    Estas cinturas levaram-me até a fonte mais confiável que eu posso ter, minha mãe; aliás, minha mãe tinha esta cintura quando jovem e para falar a verdade ainda hoje tem mais cintura que eu, kkkkkk!

    Então, a resposta foi dura e curta: Vcs não tem cinturas pq são relaxadas! kakakakakakaka

    Ela me disse que tinha um corpete que ela começou a usar por volta dos 14 anos e nunca mais deixou de usar, até que ficou difícil encontrá-lo para comprar. Que com ele a roupa ficava mais bem acomodada, e ela se sentia mais segura nos movimentos com seus vestidos. Bons tempos…

    Enfim, ela sentenciou: Vc vai e compra um corpete inteiro daqueles tipo macaquinho, trate de usá-lo todos os dias com suas saias e seus vestidos, além de vc ficar mais elegante, quem sabe não aparece uma cintura aí??? kakakakakakakakakakaaka….

    Ai Jesus será que eu consigo?

    bjos

    1. hahaah… que coisa engraçada. Realmente, todas usavam corpetes! Acho que não temos muito que nos preocupar, eu não aguentaria usar algo que apertasse a minha barriga! Imagine sentar e levantar com isso? Não dá!
      Beijoss

  5. Meu nome e lucia tenho 60anos, mais eu gosto desses vestidos pena que essa moda nao voo tempo bom nos eramos felizes nao sabiamoslta mais .Voces poderia fazer estes vestido do ano 60,and 50anos sao belissimo. Um abraco lucia franco

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s