Indo no armarinho…

Se tem uma coisa que me alegra é ir no armarinho… no centro de Salvador tem até alguns bem servidos – pena que são miúdos, daí eu ter de acordar bem cedo para chegar neles na hora que abrem – caso contrário é pior que feira! Você sabe onde ficam os armarinhos da sua cidade? Costumam ficar próximos às lojas de tecidos, nos centros … aqui até os shoppings tem, só que acho que o preço não compensa.

No armarinho não se compram apenas botões… ainda que assim fosse, você teria muito o que olhar! Há botões que são tão bonitos que você pode querer inventar uma peça apenas por causa deles… para quem nunca foi em um armarinho, eis uma amostra básica das coisas interessantes que nele há – e que podem ser excelentes complementos ou pelo menos uma inspiração para as suas roupas modestas.

Botões e outros acessórios

Há botões de vários tipos… O Grande Livro da Costura traz uma breve explicação sobre alguns, portanto dê uma olhada para saber identificar o botão da peça que você gostou… há diferenças básicas pela maneira como o botão é pregado na roupa; é importante também conhecer o que são “colchetes de pressão”, que nós também comumente chamamos de botões. E os colchetes de gancho… são ótimos aliados em casaquetos, por exemplo…

[Clique para ampliar:]

Eu gosto muito de usar botões forrados… a maioria dos armarinhos tem esse serviço, e o preço varia conforme o tamanho do botão. Costuma ser barato, numa média de 10 a 50 centavos. Você deve levar retalhos do tecido que deseja para forrar os botões… pode deixa isso a cargo da costureira, já que é comum ela fazer isso, mas é sempre bom saber estas coisas.

botões forrados

Geralmente, o mesmo lugar que oferece o serviço de forrar botões, oferece igualmente o de colocar colchetes de pressão e de gancho. Lembre-se de sempre comprar uns 3 botões a mais do que a conta certa para a roupa que encomendar: caso algum botão caia nos próximos meses, e se perca, você já tem como repor… guarde na sua caixinha de costura!

Abaixo, o indispensável zíper invisível:

Fitas e Bicos

Esses pequenos detalhes são tão inspiradores… muitas mulheres fazem belos artesanatos usando diferentes tipos de fitas. Eu mesma sabia bordar toalhinhas com fitas de cetim… talvez seja um dos bordados mais fáceis, pois não demoramos muito para ver o resultado.

As fitas de cetim podem ser dupla-face ou não. Dupla-face quer dizer que  os dois lados tem a superfície lisinha, ou seja: não tem lado avesso. Se vai usar as fitas para dar laços na roupa, essa é a melhor opção. Se vai costurar a fita na roupa, não precisa.

De outra página do Grande Livro da Costura, você vê as principais fitas para a confecção de roupas e acessórios:

Abaixo, uma galeria de coisas interessantes para as suas roupas:

As sianinhas podem ser detalhes fofos em roupas de criança e mocinhas…

Bicos de renda: não apenas no véu da Santa Missa! Aplique em vestidos, saias, blusas…

 As fitas e bicos estão cada vez mais comuns em roupas e acessórios inspirados na moda vintage. Acima, fita de voal.

Viés

O viés serve para dar um acabamento nas peças… pode ser encontrado liso ou estampado, como na foto acima. Você pode fazer uma blusa branca, por ex., e colocar o acabamento estampado azul, de flores delicadas. Abaixo, o contraste das cores do vestido e do viés ficou bem interessante:

Peças especiais

Você poderá fazer peças especiais, a medida em que for adentrando nesse mundo de encomendar suas roupas… cada peça será única: de fato, uma criação sua!

Acima: blusa bordada.[se for copiar o modelo, feche esse decote absurdo e aumente as mangas]

***

O bico francês é parecido com o bico de renda [este último também chamado de bico de nylon].

Tenho uma blusa branca com bico francês: linda! 

Abaixo, o conhecido “passa-fitas”, que tem esse nome justamente porque é feito para uma fita de cetim passar por ele [nesses buracos]. Você pode misturar algumas tonalidades, para criar um efeito mais interessante.

O aplique abaixo é conhecido como “rococó”, e é bastante comum em artesanato e roupas de menina… com equilíbrio é possível aplicá-lo em peças mais adultas.

Gostaram?

Agora, só indo ao armarinho para ver o resto!

Salve Maria!

11 comentários sobre “Indo no armarinho…

  1. Nossa, é só comigo ou síper invisível é a peça indispensável mais INSUPORTÁVEL do mundo?

    Não importa se o tamanho da peça ta ideal, grande, pequeno, enorme…Ele SEMPRE emperra! Toda hora acaba dando algum erro, eu detesto!

    E o pior é que os vestidos que eu gosto sempre precisam…

    Será que todos eles são assim ou comprando um de “super qualidade” isso não acontece?

    1. Olha, os de super qualidade só da Forum, M. Oficcer, Docce e Gabanna. Rs… nos armarinho isso nem tem marca direito… eu não faço muita diferença; e sim, eles emperram!

  2. Que luxooo
    quanta coisa liinda !
    sera q nesses armarinho é possivel encontra fivelas ???
    o meu proximo vestido tem uma fivela mas eu já tinha desistido de colocar ai so fazer um laço msm. Mas depois desse post vou procuarar pra ve se acho,
    sera q eu acho ???
    SALVE MARIA

    1. Sim, você poderá achar fivelas em armarinhos maiores. Aqui eu costumo achar uma variedade muito grande, de várias cores,materiais, decoradas… boa sorte!
      Paz

  3. Adorei as sugestões de vestidos, saias, blusas, enfim tudo”!!Pois são discretos, elegantes e femininos.
    No momento em que a sensualidade se confunde com a feminilidade saber optar por vestimentas que realcem a feminilidade, é fundamental.

    Um forte e grande abraço,
    Sonia

  4. Amei!!!!
    Temos um armarinho aqui em Taguatinga desde 1966. Hoje sou eu quem administro e amo lidar com essas miudezas! Estou curtindo cada dia mais seu blog e já estou divulgando o uso do véu por aqui, aqui não estou usando mais estou ficando cada dia mais seduzida pelas roupas e pelos véus. Já andei olhando algumas rendas e até comentei com um cliente que faz toalhas e estolas sobre confeccionar véus tbm. Bjs…..

    1. salve Maria,
      Fico muito feliz que esteja gostando do blog e esteja divulgando o uso do véu… espero que possa usar o seu logo. Eu faço véus para vender, caso precise.
      Deve ser um sonho trabalhar num armarinho… eu queria! rs…
      Paz de Cristo!

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

