A chegada do Inverno: O guarda-roupa

Neste post, separei algumas idéias de peças interessantes para o guarda-roupa modesto de inverno… é um pequeno guia para orientá-la no momento em que tiver condições de ir às compras e à costureira… escolha bem o que combina com você e com suas necessidades! É preciso paciência e perseverança para ir montando nosso guarda-roupa, já que poucas têm condições de comprar muitas peças por mês… às vezes não é mesmo possível acrescentar uma peça todo mês no armário – por isso, devemos fazer boas escolhas.

As peças do seu guarda-roupa de inverno

1.Cardigã

O cardigã é uma peça fundamental no guarda-roupa de inverno, pois combina com muitas peças, além de ser meigo e feminino! É possível achar belas opções em lojas de departamento, e em muitas outras como Hering e Luigi Bertoli. Costumam custar em média entre 40 e 150 reais, a depender do modelo. Esta também pode ser uma ótima oportunidade para encomendar uma peça feita à mão, de tricô ou crochet.

Note que: combinará perfeitamente com vestidos e saias longas, funcionando bem para o dia-a-dia. Um twin-set é o conjunto de blusa e cardigã na mesma padronagem, e é muito elegante. Você mesma pode incrementar o seu cardigã, com detalhes de renda e bordados, para assim dar um toque especial. Peças com tais detalhes costumam ser caras – já fazer a customização custa pouco.

*** 

2- Suéter

Se o inverno da sua cidade é mais rigoroso, invista em suéters e moletons de lã grossa, do tipo felpuda, ou em peças de tricô. São peças que variam muito o preço, mas em média sai entre 60 e 200 reais. De qualquer forma, um suéter de boa qualidade pode acompanhá-la por muitos anos, e tê-lo no guarda-roupa de inverno é um coringa para quem não tem muitas peças para combinar.

Note que:  Suéters e moletons volumosos combinam bem com saias evasê mais sequinhas, ou saias godê, ambas na altura das canelas.

***

3 – Sobretudo

O sobretudo é uma peça para invernos rigorosos, e as moças e senhoras que moram no Sul e no Sudeste do Brasil com certeza encontrarão maior oportunidade de usá-los. Costumam ser peças caras – ente 120 e 300 reais, em média. Eles esquentam bastante e são ótimas peças para viagens, quando visitamos locais frios e precisamos andar o dia inteiro pelas ruas… Mas é preciso ter ocasião e aprender a usar um: como é uma peça tradicionalmente usada ao ar livre, não vale a pena investir em uma sem um real propósito. Lembre-se que é uma regra de etiqueta tirar tais casacos quando estamos na casa dos outros: o mesmo ocorre na maioria dos ambientes fechados. Por isso, não pense nele como uma peça para “esconder” roupas imodestas.

Note que: O sobretudo combina com vestidos e saias pouco volumosas – deve-se evitar o modelo godê. Meias  grossas combinam e dão maior coerência à produção.

***

4- Casaqueto

Casaquetos ou blazers combinam com situações formais, em que é preciso uma produção mais elaborada. São elegantes e podem ser encontrados em diversos modelos e cores, em preços que variam muio – entre 60 e 250 reais. Ter pelo menos um no guarda-roupa servirá para muitas ocasiões, por isso escolha bem o primeiro.

Note que: é possível combinar com muitos vestidos e saias, desde que estes não sejam “despojados” demais. Observe bem o modelo na hora de combinar com o comprimento das saias e vestidos – alguns irão melhor com saias nas canelas do que com saias até os pés.

***

5- Saias

As saias de inverno são importantíssimas, já que algumas das saias que usamos nas estações anteriores se tornarão inviáveis no frio. No post anterior, dei algumas sugestões no que toca o tipo de tecido das saias e vestidos, para você que deseja encomendar na costureira. É a ocasião para providenciar saias mais longas, maxi ou midi.

Note que: Há muitos modelos excelentes para o inverno. As cores são mais sóbrias, embora não esteja vetado saias estampadas ou coloridas… só mantenha o tom mais brando. As meias grossas protegem as pernas do frio. Abaixo, saias de lã.

***

6 – Vestidos

Aproveite o frio para encomendar um lindo vestido de inverno… a praticidade pode fazer com que as moças deixem esta peça de lado para investir nas saias e blusas – mas vale a pena ter alguns vestidos para variar o visual. Um vestido de inverno é confortável e feminino: acima, modelo de lã e linho, respectivamente. O tamanho do vestido deve ser o mesmo das saias modestas: 1 palmo abaixo dos joelhos, ou nas canelas, ou ainda longos, até os pés. Tudo dependerá do modelo, tipo de tecido, e da sua preferência em particular. Pense em modelos de mangas maiores, que passem um pouco dos cotovelos ou até os pulos.

Na imagem abaixo, dois vestidos de inverno; o primeiro pode ser feito de lã, linho ou algodão e o segundo, para invernos mais brandos,de chiffon, com forro de algodão. 

Note que: as meias grossas também devem ser usadas com os vestidos, para que as pernas fiquem protegidas do frio.

Gostaram das sugestões? Aguardem as próximas postagens de inverno.

Salve Maria Santíssima!

Anúncios

13 comentários sobre “A chegada do Inverno: O guarda-roupa

  1. Salve Maria!

    Lindas opções =D
    Hoje ganhei um moleton, não combina muito com qualquer peça, mas já aquece, né? rs
    Os vestidos, as saias e os casaquetos já estão entre minhas peças dos sonhos ^^
    Fique com Deus

  2. Olá Luciana, gostaria de aproveitar para tirar algumas dúvidas com vc, não tem a ver com o tema mas tem a ver com modéstia. Eu faço musculação e não me sinto confortável com roupas tão justas, vc tem alguma sugestão? E com relação a praia? Meus bíquinis são grandes, como devo agir?
    Fique com Deus e sob o manto de Maria.

    1. Salve Maria, Angelane
      Sobre roupa de musculação, não tenho nenhuma foto concreta, apenas conheci uma moça que fazia caminhadas e usava uma saia bastante apropriada para exercìcios físicos. Mas ela nunca mais entrou na internet… penso que poderia pensar em algo semelhante, para pôr por cima da legging.
      Com relação à praia, temos estes 2 textos no blog:
      https://teusvestidos.wordpress.com/tag/roupa-de-praia/

      Neles têm algumas ideias pertinentes sobre o assunto; sinta-se a vontade para me mandar um e-mail: chamasdolar@hotmail.com

  3. Eu já tinha lido em sites de moda “do mundo” que as saias longas seriam tendência para o inverno 2011 e até mesmo para o verão 2012.

    Mas Vitória, que é o fim do mundo em termos de moda, não tem praticamente nenhuma saia/vestido assim. Eu estava super empolgada, mas só consegui encontrar alguma coisa na Leader, que também está com umas blusas bem bonitas. Vou hoje ver se compro algumas.

    Lindos os modelos! Uma pena que a costureira que a Julie havia me indicado fica super longe lá de casa, e as que tem lá perto são do tipo “consertadeiras”, e não costureiras de fato.

  4. Luciana, olá! A respeito dos sobretudos, percebo nas lojas que alguns modelos são confeccionados de forma a serem usados já como vestidos. Fica, então, um estido ‘dois em um’…esquentam o sufuciente e têm um tecido mais leve, para caracterizar ‘o vestido’. Esta é uma boa idéia? Particularmente, penso que facilita tanto…

    1. Sim, se os sobretudos já tem esta forma, não vejo tanto problema, mas sim na maioria que ficaria esquisito…hoje em dia tem de tudo, então tem isso também…
      Fique com Deus,
      preciso responder seus e-mails, é que esta semana aconteceram umas coisas…
      beijos para ti!

  5. Oi Luciana,

    A PAZ!

    Eu fiz a 4º saia do item 5, só mudei a parte de cima com um cinto que fecha com velcro e tem um laço. Fica mais uma seguestão.

  6. eu adorei TUDO principalmente o site, descobri ele sem querer e ja vai pros meus favoritos, eu realmente estava precisando de dicas para o inverno, agora sei aonde buscar ajuda =)

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s