Especial Anos 40 em Teus Vestidos

Salve Maria!

Hoje damos início a Semana Especial Anos 40 em Teus Vestidos, conforme muitas [e muitos] de vocês estavam esperando! Nos próximos dias, trarei muitas imagens e informações interessantes sobre esta época tão sóbria, com seus tons escuros e seus cortes retos… será possível aproveitar muitas coisas para o nosso guarda-roupa de hoje!

Quando se fala da moda de um período, devemos ter em mente que se trata de um espelho de certos valores e acontecimentos, para muito além da mera idumentária. Conhecer a moda dos anos 40 é também conhecer um pouco da história dessa década – nós podemos até dizer que conhecemos um aspecto que não está nos livros de história: é o aspecto da mentalidade das pessoas, o que é de uma importância incalculável. E isto nos importa especialmente: a nós, católicas, tão preocupadas com a modéstia no vestir e no agir.

Da mesma forma que eu e você nos vestimos para fazer coisas – ir à uma festa, cuidar da casa, trabalhar – uma sociedade também se veste de determinada maneira porque possui certos hábitos. E os hábitos, como se sabe, moldam quem você é… uma roupa é capaz de fazer você mudar de opinião sobre como se sentar, por exemplo. Lembremos do figurino de filmes como E o vento levou… : com aqueles aros enormes nos vestidos e volumes exuberantes. Pois bem: que hábitos tinham as mulheres para que se vestissem daquele jeito? “Certamente elas não andavam todos os dias pela rua“, alguém poderá pensar: e terá toda razão. Ninguém poderia conceber todo aquele volume e peso se quisesse atender à uma sociedade onde as mulheres saíam diariamente na rua para cumprir alguma função.

No caso da Moda Anos 40, a influência da Segunda Guerra Mundial foi muito marcante e decisiva- o material escasso restringia tecidos, maquiagens, e até meias… o costume da meia-calça foi deixado de lado, em parte, porque estava tão caro adquirir uma, que não era viável… por outro lado, sabemos dos esforços em “despir” as pessoas [sobretudo as mulheres], de modo que não podemos ser ingênuas a ponto de achar que foi uma mera questão “financeira”. Nada é ingênuo quando se trata de moda e modéstia.

Como ficou claro pelas imagens deste post, uma das coisas mais marcantes desta década foram os penteados e acessórios para os cabelos… para além do apelo estético, havia também as necessidades: faltava cabeleleiros e produtos, acreditem! Impressiona a criatividade das mulheres, não? A década anterior tinha sido a dos cabelos curtinhos, mas esta prevaleceu o tamanho médio, quase sempre enrolado por grampos, dando o aspecto de cachos nas pontas…

Lindos vestidos e conjuntos nos aguardam nesta semana, e bem podemos nos inspirar neles, uma vez que a década de 40 está bastante atual. E lá vão as atrizes e famosas de Hollywood desfilar com modelos inspirados nesta década – ultimamente todas as décadas têm sido revisitadas, até mesmo a década de 80, considerada uma lástima. Por outro lado, há quem lembre que a introdução das calças no guarda-roupa feminino começou nos anos 4o, “devido à guerra, já que as donas-de-casa acabaram assumindo os postos nas fábricas“. Bem, nesta semana especial, veremos que isto não foi bem assim… a calça para mulher foi primeiro um artifício da moda ,para depois virar este pretenso caso de “necessidade”. Basta lembrar das atrizes americanas, que apareciam usando calças nos filmes – personagens femininos que estavam muito distantes das fábricas.   Esta semana dedicaremos um post para “mulheres e calças nos anos 40”.

 

A princípio, a moda dos anos 40 pode nos parecer muito “modesta”. Comparando com a nossa época, onde as mulheres usam tantas modas indecentes, calças e mais calças… claro que eram anos melhores neste quesito. Mas não podemos nos enganar: já havia roupas muito fora do padrão que buscamos aqui. Foi uma época de braços de fora, vestidos e saias na altura dos joelhos [não os mostrando por um triz], decotes enormes, roupas de banho impróprias [quase igual aos maiôs da moda atual], calças, entre outros… aqui no blog fizemos uma seleção do melhor, mas não podemos deixar de pontuar a frivolidade de certas mulheres por conta do cinema hollywoodiano, e de como as vestes estavam “avançadas”. Basta lembrar das atrizes famosas… Este VIDEO mostra muito bem o retrato imodesto e super sensual de uma moda altamente influenciada por Hollywood, mas só indico para mulheres assistirem, por ter mulheres em trajes sensuais.

Fique por aqui, e acompanhe mais esta semana especial em Teus Vestidos, onde procuraremos selecionar o que houver de melhor e mais digno nos anos 40 para o nosso guarda-roupa; além de aprender um pouco sobre moda para fazer escolhas modestas!

Salve Maria Santíssima!

Anúncios

11 comentários sobre “Especial Anos 40 em Teus Vestidos

  1. Se não fosse por algumas peculiaridades da época poderíamos pensar que é um vídeo que mostra a moda atual. Lembrou-me muito as pin-ups.
    Vê-se então que a imodéstia se encontra presente desde muito cedo, infelizmente

  2. Oi, Luciana,
    Qto ao texto: “o costume da meia-calça foi deixado de lado, em parte, porque estava tão caro adquirir uma, que não era viável”, é verdade, tanto é q uma vez li q as mulheres usavam lápis de sobrancelha p/desenhar uma linha atrás das pernas, para imitar a meia-calça…
    A minha avó, q viveu nesta época, comentou uma vez comigo q faltava de tudo, até aqui no Brasil… Foi uma fase bem difícil…
    Bjs,

    1. Sim, de fato isso aconteceu, mas é fato também que este costume não voltou mais – até li um artigo em que ridicularizavam quem ainda usava… mesmo as mulheres da época, que podiam pagar, não queria usar para não serem diferentes…por isso eu disse: em parte, porque a mim soou como se a moda se aproveitasse disso para fazer com que todo mundo largasse as meias… mas isso de desenhar a linha, eu li num livro, achei muito interessante!
      Beijos

  3. Nossa essa é uma boa curiosidade, deve ser por isso que atualmente é realmente bastante difícil ver uma mulher usando meia-calça, eu gosto de usar porque esconde minhas marcar de infância e me dá um ar mais arrumado. Agora as meias-calças estão voltando com bastante força, pena que sejam muitas vezes imodestas e feias.

  4. Eu de novo, rs
    Interessante a senhora falou dos cabelos daquela época, eu sempre achei que nessa época que as mulheres mais iam aos salões de beleza, muito bonito os penteados =D

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s