Um visual simples e elegante

Salve Maria!

Dia desses eu estava pensando: ser elegante exige sofisticação? Exige pérolas, tailleurs, maquiagem muito bem feita, quase como se fôssemos famosas? Isto não está muito deslumbrante para o dia-a-dia? 

De fato, podemos ser elegantes – e modestas – sem sofisticação. Você não precisa parecer rica, nem ter um super closet, coleção de sapatos, acessórios, casacos e bolsas. Também não precisa “soar” como se estivesse segurando uma taça de champanhe… 

Este visual está simples e elegante: ele nos ensina que podemos fazer poucas e boas escolhas na hora de comunicar um visual digno.

Blusa de malha e saia de algodão acetinado (tricoline acetinado, por exemplo) com acessórios delicados, quase invisíveis.  O toque especial no modelo da blusa com a escolha discreta da estampa permitem sair do puramente básico… uma boa dica para nós, que podemos providenciar nossos próprios modelos na costureira. Leve um toque especial com você… coisas que você não poderia fazer comprando a peça pronta. 

 A saia rodada de pregas veste muito bem. Esta só deveria ser um pouquinho mais longa, para ficar 1 palmo abaixo dos joelhos, pelo menos… Note a combinação das cores: o amarronzado da blusa está presente na saia, em riscos esporádicos. Esta sutileza na hora de escolher os tecidos é uma excelente dica para aprimorarmos o bom gosto.

Quando se vai em malharias, é possível encontrar muitos tipos de malhas – algumas delas ficam bem por não serem finas e não aderem ao corpo como muitos modelos que costumamos ver nas lojas! Quando estiver mais familiarizada com isso, posso dar dicas.  

Este salto é confortável: não é muito alto (deve ter uns 4 cm), e é quadrado, como recomendam os médicos para a coluna. Sapatos assim nos deixam elegantes sem criar um visual vulgarizado – o que pode ocorrer com saltos muito finos e altos, que tendem a evidenciar o corpo.

Espero que tenham gostado das dicas e que este visual possa inspirar as suas escolhas!

Paz!

14 comentários sobre “Um visual simples e elegante

  1. Oi, Luciana!
    Estou adorando receber suas contribuições! Até estou começando a usar mais vestidos e saias. Fiz um xadrezinho para mim, que ficou muito bonito.
    Logo que eu tiver uma câmera fotográfica boa, vou fotografar e enviar para você.
    Muitas bênçãos para você e seu bebê.

    1. Salve Maria, Luzia
      Que bom que está gostando… sempre que dá eu posto, esses dias estava meio sem tempo, rs
      Manda a foto mesmo! Obrigada pelas palavras
      Luciana

  2. Boa noite a todas! os modelos postados são perfeitos, lindos parabéns pelas dicas maravilhosa que sempre recebo, quanto ao comprimento eu não entendo quando você diz dois palmos abaixo do joelho, pois eles já estão abaixo do joelho e se aumentar mais vai ficar parecendo uma senhora, eu pra mim no joelho está ótimo não é curto nem é longo demais para a idade, não sei a idade de todas as participantes aqui mas uma roupa que veste uma senhora de 80 anos não pode nunca ser a mesma de uma de 25, ainda que tenhamos todo o pudor devemos ter inteligência pra saber o que é vulgar ou não essa saia da foto postada nunca será vulgar nesse cumprimento, eu sempre usei nesse cumprimento e vou continuar usando até porque gosto não se discute, obrigada é minha opinião!!

    1. Salve Maria, Carla
      Na verdade eu digo 1 palmo abaixo dos joelhos e não dois; é que as fotos para mim parecem que só estão cobrindo os joelhos, sem nenhuma folga… se fica muito “rente” nos joelhos, na hora de sentar sobe e a mulher fica desconfortável, pois corre o risco de mostrar o que não deve. Por experiência, se a saia é pelo menos um pouco abaixo dos joelhos, protege mais. As vezes eu fico na dúvida com relação à foto, não sei se está abaixo dos joelhos mesmo, por isso eu dou a recomendação.
      Com certeza devemos nos vestir de acordo com a idade, e cada uma deve se adequar… jovens, adultas e senhoras… nos dias de hoje é difícil fazer isso, pois vejo crianças, jovens e senhoras usando basicamente o mesmo tipo de roupa, mas devemos nos esforçar.
      Fica com Deus e volte sempre!

      1. Oi Luciana, a paz!
        Fiquei feliz de ver que você já está postando novamente.
        Amei o modelo da saia, estava procurando um pra fazer, e acho que vai ser esse.
        Enquanto a opinião da moça de cima, a Carla, eu entendo demais, a questão da adaptação para a nossa idade, por que tenho 17 anos.
        Parabéns pelas dicas.

  3. A luciana não falou que a saia está vulgar neste tamanho aí, mas que por prudência deve ser um pouco mais abaixo dos joelhos. E eu concordo!!
    E discordo que uma saia abaixo dos joelhos seja saia de senhora idosa. E mesmo que fosse, digamos que se saias compridas bem abaixo dos joelhos fossem saias de idosas, então eu diria que as idosas são as pessoas mais modestas neste mundo. Ou as únicas modestas, se só elas se vestissem assim.
    Sou jovem também, mas quando escolhi para minha vida a santa modéstia, eu procurei passar a vestir somente saias abaixo dos joelhos. Tenho uma que é no tamanho desta aí das fotos acima, e acho ela curta, sim, curta porque como disse a Luciana, me sinto meio desconfortável com ela, pois qualquer movimento pode mostrar parte de minhas coxas.
    Peço que à irmã que não se aborreça comigo, mas quando se busca viver a modéstia ao exemplo de Nossa Senhora, já não é mais uma questão de gosto a ser discutida. É uma escolha pela santidade. Nos vestimos assim, cobrindo bem o nosso corpo com pudor, para honrar, agradar a Deus, e para evitar o pecado. Pois acaba sendo uma caridade para com nossos irmãos os homens.
    Salve Maria santíssima!!

  4. Olá,a paz!
    Eu sou cristã protestante,mas gostei muito da sua iniciativa em criar este blog e ressaltar a modéstia.Com certeza nesse mundo é cada vez mais difícil encontrar roupas decentes,até os vestidos se parecem blusas.Assim, embora pareça mais fácil e cômodo nos adequarmos a forma de vestir do mundo,essa não é a melhor solução.A melhor solução biblicamente falando é não se conformar com o mundo e transformá-lo.Devemos nos vestir para glorificar a Deus e nos preocuparmos menos com nos vestirmos para as pessoas que nos cercam.Achei alguns modelos muito bonitos, gostaria de saber aonde você os encontra, se é de alguma revista ou site, e se fica muito caro mandar fazer.Muito obrigada.
    Fique com Deus.

    1. Salve Maria, Aline!
      Fico feliz que gostou das sugestões do blog… certamente não é fácil se vestir com modéstia nos dias de hoje, mas devemos buscar agradar a Deus e não este mundo paganizado!
      Os modelos são retirados de tantos sites diferentes que seria impossível listá-los. São lojas em sua maioria no exterior, fotos do google, que saem em revistas, enfim… quanto à mandar fazer, depende da costureira que você tiver. Algumas cobram caro, outras não. A verdade é que as roupas das lojas andam caras, e mandar fazer pode sair pelo mesmo preço, ou até bem mais em conta. Costumo ver vestidos básicos em lojas de departamento por 150 reais… a minha costureira cobra 25 pela mão de obra de um vestido simples. Então, se gasto mais ou menos 30 com 1,5 metro de tecido, saio na vantagem por ter um vestido por 55 reias… com a grande diferença que ele sai do jeito que eu quero, e modesto, como convém às Filhas de Maria. Então, penso que deve pesquisar as lojas que costuma comprar roupa, e ver com uma costureira os preços dos serviços… tire a média!
      Boa sorte!

  5. Claro irmã, eu entendo sim, até por que também não uso saia acima do joelho, somente abaixo. Eu só digo que entendo a irmãzinha lá, não interprete mal o que eu disse, por que eu, assim como vc, luto contra as concepções do mundo para ser modesta.
    Abraço, querida, a paz de Deus!

    1. Oi, Jéssica Guedes, aquele meu comentário não foi dirigido a você, flor, rsrsrs. Eu digiri ao comentário da Carla, mas veja bem, eu não quis com ele confrontá-la, mas apenas esclarecer um pouco o porquê de usar-mos saias compridas. Sei que é bem difícil no começo e acredito que nenhuma jovem goste de ser chamada de “velha” por estar usando saias compridas. Mas fazemos isso por amor a Deus e todo o sacrifício que fizermos por Ele é gratificante. Mas vestir-se modestamente não chega nem a ser um sacrifícil, né? É bonito e agradável, ficamos até mais elegante, hehehe.
      Um dia desses a Débora e eu estávamos partilhando, e ela me disse que agora está se arrumando mais, depois de ter conhecido a modéstia; e minha mãe já chegou a me falar, enquanto eu me arrumava pra ir à Missa, que antes eu não tinha tanta “frescura” assim, hahahah.

      Salve Maria Santíssima!

  6. quanto ao comprimento eu não entendo quando você diz dois palmos abaixo do joelho, pois eles já estão abaixo do joelho e se aumentar mais vai ficar parecendo uma senhora,
    Desde quando uma senhora é senhora pelo comprimento longo da saia ou vestido? Está na ‘moda’ saia longa e as modelos das passarelas usam e n são chamadas de “senhoras”. Melhor ser senhora de saia longa, a uma jovem sem noção !.
    eu pra mim no joelho está ótimo não é curto nem é longo demais para a idade,
    A questão n é meio termo, morninho ou fresquinho, mas é a modéstia de uma mulher Católica, seja de que idade for!
    não sei a idade de todas as participantes aqui mas uma roupa que veste uma senhora de 80 anos não pode nunca ser a mesma de uma de 25,
    Bom, vc deve ler o blogue do começo e atentamente. A maior prova que vc precisa ler sobre modéstia é este comentário inteiro. Lá no começo vc alega que o comprimento leva a aparecer uma senhora, agora já afirme ser a roupa. Uma mulher de 80 anos tem muito a ensinar a uma de 25, o que muda n é a modéstia, e sim escolha do modelo, tecido e cor.
    N há modéstia para os 80 anos e outra para os 25 anos.
    O que há é mulher de 80 anos convertida e mulher de 25 sem juízo.

    ainda que tenhamos todo o pudor devemos ter inteligência pra saber o que é vulgar
    ou não essa saia da foto postada nunca será vulgar nesse cumprimento,
    Quem aqui disse que esta foto é vulgar? Na foto a modelo ficou com os joelhos cobertos, pq arrumaram antes de fazer a foto. Na posição de pé fica claro que a saia ao sentar iria subir. Vamos usar a inteligência e perceber que a dona do blogue colocou a orientação de UM PALMO mais longa, justamente pq, por experiência, ela e nós sabemos que n é modesto sentar e saia subir.
    eu sempre usei nesse cumprimento e vou continuar usando até porque gosto não se discute, obrigada é minha opinião!!
    Tb acho que gosto n se discuti, logo, usamos e vamos continuar a usar UM PALMO abaixo do joelho ou longa. Obrigada.
    Essa é a minha opinião e de muitas mulheres Católicas jovens, adultas e senhoras.

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

