Verão colorido

Salve Maria!

Uma amiga minha disse estar cansada de cores sóbrias e que adoraria vestir roupas muito coloridas. Isso combina bastante com o verão, pois muitas pessoas estão de férias e aproveitam para ir a lugares abertos, passeios, etc. Caminhar pelas tardes quentes de algumas regiões pede um visual alegre, bem diferente das combinações de inverno, onde a nossa saia xadrez marrom e nossa blusa bege caíam muito bem.

É perfeitamente possível montar uma produção bem colorida sem que isto signifique extravagância: escolhendo bons modelos e belas estampas pode-se aderir aos tons fortes com equilíbrio.

Vejamos algumas sugestões.

Há tons chamados de fluorescentes que podem ser usados na confecção de uma peça – como esta blusa rosa – ou estão presentes em detalhes nas estampas. Deve-se evitar o amarelo, laranja e o verde-cana fluorescente, pois estas cores estão associadas a uniformes de serviços públicos (como guardas de trânsito, pessoas que trabalham em obras, etc.), e geralmente não causa boa impressão ter uma peça nestas tonalidades: esta ressalva se faz sobretudo às peças lisas, já que em detalhes estas cores podem não oferecer problemas. Já o azul, rosa, lilás, vermelho, turquesa…, são cores que caem bem. É claro que você deve observar a intensidade da cor, especialmente para que esteja de acordo com o tom da sua pele. Na imagem acima, duas blusas alegres de verão, feitas de malha, que são excelentes opções para o seu guarda-roupa nesta época do ano. Você pode combiná-las com saias claras neutras (branco, bege, cinza), com saias pretas básicas ou mesmo com saias coloridas, bastando escolher tons que não destoem muito da combinação.

***

O verão é uma ótima estação para se usar vestidos! As estampas estão presentes em quase todos os modelos produzidos para esta época: aproveite para escolher também nas lojas de tecidos os cortes do seu agrado, já que elas estão oferecendo mais opções neste sentido. À esquerda, um vestido alegre para a estação que, no entanto, por conta de seu modelo mais elegante é excelente escolha para as missas dominicais, reuniões de família, visita à museus, etc: enfim, as ocasiões mais formais que não deixam de estar presentes nas férias. Já o modelo à direita (só precisa proteger um pouco mais o colo) está no estilo dos passeios ao ar livre, praia, parques, etc. Se você tem o costume de comprar tecidos, notará facilmente que as estampas do verão são geralmente maiores do que aquelas oferecidas nas outras estações do ano: normalmente é mais fácil errar na escolha da estampa quando a mesma é grande, o que não significa que seja impossível achar opções razoáveis. Eu mesma já fiz boas escolhas neste sentido. O vestido azul pode ser feito de tricoline acetinado ou com elastano, por exemplo; tecidos de poliéster também ficam bem. Já o vestido rosa cai bem usando cambraia ou viscose, pois são tecidos leves.

***

Antes de receber a minha paleta de cores (aliás, para breve sairão posts especiais sobre as paletas de cores indicadas para certos tipos de pele) eu não tinha notado como só usava as mesmas cores (frequentemente sóbrias) e nunca tinha testado outras que me caíam tão bem. Aproveite o verão para usar uma cor diferente, ausente do seu guarda-roupa. Os tons de verde da imagem acima estão lindos: combinam muito com este tom de pele e se você prestar atenção verá que as pessoas não costumam usar muito verde nas roupas. O que predomina nas modas da rua (até por causa do jeans, que praticamente obriga que isto aconteça) é o azul, preto, branco. O vestido de cetim fosco (ou seja, sem brilho) é leve e fresco, bom para ser usado nas noites de passeio (corrija o decote em V, que está baixo). A blusa de babados de chifom tem as mesmas características e também fica ótima para ser usada durante o dia.

***

Muitas vezes uma única peça ou acessório colorido já faz a diferença e levanta a produção. Neste caso, não apenas colorido, mas muito colorido! Sobretudo as mais jovens verão nisto um bom artifício para se vestir com modéstia, sem passar uma imagem por demais adulta, que não combina com a personalidade juvenil. Acessórios de cabelo, bijuterias, bolsas e sapatos, podem quebrar a monotonia de um visual. Já se você optar por uma peça muito chamativa, a exemplo do cardigã rosa na foto, equilibre com uma combinação mais neutra.

***

Cores femininas combinam com detalhes delicados! Invista em lacinhos, babados, tom-sobre-tom (como no caso da produção rosa), pregas, etc. A blusa amarela, quase mostarda, possui muitos detalhes: mangas franzidas, pregas na gola, botões e cinto de lacinho. Uma cor moderna que foi suavizada pelo modelo. Já o visual à direita nos dá boas ideias de como eleger uma cor alegre e ficar discreta.

Certamente existem outras maneiras de tornar seu verão mais colorido. Talvez faltem cores no guarda-roupa de muitas, em parte porque, como foi dito, a moda atual apregoa muito a uniformização e o miserabilismo visual; em parte porque falta-nos opções quando o assunto é modéstia. Você já se perguntou porque as roupas que encontramos num padrão mais modesto nas lojas costumam ser de cores escuras e estampas sérias? Tenho me perguntado isto ultimamente. Entro numa loja, por exemplo, e vejo vestidos de flores delicadas ou muito coloridos, e estes são geralmente os muito imodestos: ou seja, tomara-que-caia, curtíssimos. Nesta mesma loja chego a encontrar vestidos no padrão mariano, mas como são estes? Pretos, de malha, sem corte… Eis algo para refletirmos sobre a a moda.

Bem, estas foram as minhas sugestões e espero que tenham gostado.

Fiquem com Deus!

Anúncios

4 comentários sobre “Verão colorido

  1. Salve Maria!

    Luciana, tudo bom com a senhora e a Maria? espero que sim ^^
    Também reparei essa uniformização das cores, e por que as roupas modestas em lojas são as mais feias? Parece que eles já nem querem mesmo vender. Tem uma loja aqui no centro da cidade que costuma vender umas peças mais em conta, nossa, eu já vi dois vestidos lindos lá, perfeitos para o verão, mas era tomara-que-caia. um deles era igualzinho aquele maxi que foi postado aqui nos Teus Vestidos com aquele detalhe em elástico na cintura, nossa, lindo demais, mas só do busto pra baixo =/

    E a questão da paleta eu também gostei muito das sugestões, embora eu não tenha concordado com algumas, por exemplo, na minha paleta diz que não devo usar rosa, nem azul, mas o rosa é minha cor preferida, rs e eu me sinto bem com essa cor, já o vermelho que me é sugerido na paleta eu já não consigo usar, sinto que pesa demais pra mim… Mas, duas cores que eu percebi também que nunca usava era verde e amarelo e são cores tão bonitas e realmente combinam muito com meu tom de pele ^^

    Gostei bastante das sugestões, é tão difícil achar as cores também em lojas de tecido, quando vi na minha paleta que amarelo era bom para meu tom de pele eu procurei tanto nas lojas de tecido que tem aqui e foi um custo, nossa, mas assim que ficar pronta a blusa com este tecido eu posto lá na comunidade do orkut ^^

    Fique com Deus e que Nossa Senhora continue te dando inspiração para nos ajudar no caminho da modéstia”

    1. Oi Débora, Salve Maria!
      Está tudo bem conosco, graças ao bom Deus!
      Sabe, na minha paleta de cores também diz que rosa não me cai bem, mas eu não me conformo, rs… já decidi que, apesar disso, vou continuar usando, sendo praticamente a única exceção em que vou discordar da minha paleta… porque de resto, acho que combinou bastante.
      Loja de tecidos é assim mesmo, aqui tenho algumas opções, mas tenho que rodar muito… quantas vezes quis apenas um tecido preto de bolinhas brancas e não achei? Quando estiver em SP talvez dê mais sorte!
      Beijos

  2. Luciana,

    vi na comunidade Maria Santíssima e Modéstia várias moças/senhoras comentando sobre essa palheta, como na época não participava ativamente da comunidade (não postava nada) fiquei com vergonha de perguntar o que era. Vendo que nesse artigo você mencionou a tão elogiada palhete, vi aqui a oportunidade de pedir-lhe que me envie essa palheta de cores por e-mail – se for possível, é claro.
    Caso não seja possível, você poderia me informar como faço para conseguir uma.

    Obrigada! ^^

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s