[Teus Vestidos Retrô]: Vitrine dos anos 90

Lembro-me claramente de algumas coisas marcantes da moda feminina dos anos 90, especialmente, claro, por conta daquilo que minha mãe também usava. Uma das coisas que ficaram na minha memória foram as estampas e as cores fortes. Havia muito dourado – como nos botões do conjunto acima -, laranja e vermelho. As saias e vestidos ainda eram mais longos, e o padrão de elegância previa as meias finas, embora o costume estivesse desaparecendo a cada ano.

Um padrão como este era relativamente comum no início dos anos 90, mas foi sendo gradativamente substituído e estigmatizado. Olhando para trás, estampas como esta me lembram cortinas e tapeçarias… minha mãe tinha muitos vestidos e blusas com temas semelhantes…

Mas os anos 90 – tão conhecidos pelo estilo básico, jeans e camiseta – realmente tinha estas coisas, como se vê na foto acima? Havia mulheres que realmente usavam este tipo de coisa? E era assim, tão comum? Uma pessoa comentou comigo: “Só quando a gente olha para trás é que percebe como as coisas eram de fato… em filmes e séries da época, a gente consegue observar isso… “

Blusas estampadas de manga longa, geralmente feitas de um material como seda: uma marca registrada! 

Lembro de vestidos com este tipo de babado! Eles voltaram à moda atual, mas em batas e blusas de malha.

Vestido longo – lembrando o padrão elegante dos anos 80, porém com menos volume.

A dupla “preto e branco”: um hit da época.

Os blazers ainda são longos, cobrindo boa parte dos quadris.

A saia longa reta estava presente em muitos conjuntos sociais…

O twin-set era muito usado!

O monocromático – dos anos 80 – agora em cores mais sóbrias.

Vestidos longos e com mangas! Não era difícil encontrar opções modestas assim…

Alguém lembra desse estilo de vestido? Eu me lembro! Por vezes lembravam um blazer grande, que haviam alongado para ser uma peça única…

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

